Alfredo Gaspar dar posse a conselheiros municipais de segurança pública de Marechal Deodoro

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) instalou, nesta segunda-feira (27), o Conselho Municipal de Segurança Pública de Marechal Deodoro. O colegiado, formado por diversas instituições e representantes da sociedade civil organizada, terá a missão de, ao lado das forças policiais da cidade, discutir, planejar e ajudar na execução de políticas públicas de combate à violência, de modo que os índices de crime possam ser reduzidos naquela localidade.

A proposta para a formação de conselhos municipais de segurança em todos os municípios alagoanos surgiu ano passado e foi uma iniciativa conjunta do procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e do coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), José Antônio Malta Marques. Ao analisarem os números da violência no estado, eles entenderam que a população poderia contribuir, de forma considerável, nas tratativas para que novas ações pudessem ser desenvolvidas de prevenção ao crime e no enfrentamento das mais diferentes formas de violência, desde os pequenos furtos e pertubação ao sossego alheio, a ilícitos como homicídios, estupros e roubos.

O chefe do MPE/AL iniciou seu discurso falando sobre a importância que o conselho terá para Marechal Deodoro. “O Ministério Público está tendo a grande honra de ver que a sociedade deixou de ser uma mera espectadora para ser uma partícipe da verdadeira mudança no combate à violência. Aos profissionais da segurança pública, aos gestores e, principalmente, ao povo de Marechal Deodoro, desejo muita sorte na construção dessas novas políticas de enfrentamento ao crime. Que cada vez mais possamos olhar o passado violento de Alagoas como um fato registrado apenas na história porque, afinal de contas, merecemos, todos, ser felizes”, declarou Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.

O Conselho Municipal de Segurança Pública foi criado por meio da Lei no 1.279/19.

Os novos conselhos

Os novos conselheiros, são 37 ao todo, entre titulares e suplentes, foram empossados na manhã desta quinta-feira, durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que aconteceu no Ginásio Poliesportivo em Marechal Deodoro.

Os membros dos conselhos representam os mais diversos segmentos: forças da segurança pública, instituições financeiras, poderes legislativo e executivo, entidades da sociedade civil organizada e associações comunitárias.

Estiveram presentes o diretor do Caop, José Antônio Malta Marques, a coordenadora do Núcleo de Combate à Criminalidade do MPE/AL, promotora de justiça Mirya Ferro, a promotora de justiça da cidade, Maria Aparecida Carnaúba, e o presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal), Flávio Gomes da costa.

A cerimônia também foi prestigiada pelo governador de Alagoas, Renan Filho, pelo prefeito da cidade, Cacau Filho, e por outras autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros e representantes da iniciativa privada e da população.

Ascom – 27/05/2019

(Visited 1 times, 1 visits today)