Uber vai checar motoristas e veículos em tempo real

A Uber e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal, fecharam um contrato que permitirá, em tempo real, confirmar informações cadastrais sobre veículos, motoristas e candidatos a motoristas do serviço de transporte urbano por aplicativo. A checagem será feita através do acesso a informações do Denatran, que registra a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). E visa aumentar a segurança de motoristas e passageiros em todo o Brasil.

Já no momento do cadastro de um novo motorista, o DataValid, solução desenvolvida pelo Serpro, poderá checar se todas as informações fornecidas pelo interessado são verdadeiras, inclusive a identidade dele, através da comparação de uma foto fornecida pelo condutor com as imagens arquivadas pelas autoridades de trânsito. Ou seja, impedirá que uma pessoa utilize a conta de outro motorista cadastrado para dirigir. A ferramenta também verificará a validade da carteira de habilitação do motorista, diz o Extra.

A Uber já checava antecedentes criminais dos condutores cadastrados antes deles começarem a trabalhar na plataforma, através de bancos de dados oficiais e públicos do país, nos termos da lei. E isso deve continuar. Ao menos uma vez a cada 12 meses, a empresa também realizada rechecagens dos motoristas aprovados. E, de tempos em tempos, o aplicativo pedia, aleatoriamente, para que os motoristas parceiros tirassem uma selfie, antes de aceitar uma viagem, mas a comparação tinha apenas a foto de perfil do condutor como base.

Com o acesso a dados do veículo, o aplicativo também poderá checar a ocorrência de eventuais roubos e sinistros. Os novos serviços estão em fase de testes, sendo implementado aos poucos, segundo a Uber.

11/04/2019
(Visited 1 times, 1 visits today)